14.7.09

Abel Ferrara / The Blackout

Amigo meu disse que The Blackout seria quase um Vertigo, pra mim esse foi um dos comentarios mais estranhos que eu ja tinha lido sobre esse filme. Mas ele cai quase que perfeito pro filme, que também é carregado de frieza, pensimismo, um "Q" de esperança para a salvação e o OBVEEO, obsessão por alguém que "morreu".

O filme também lembra um pouco um filme do próprio Ferrara, Bad Lieutenant. Falo isso pelo constante uso de droga mas também como mostra a degradação do protagonista e isso me faz pensar como é fantastica a mutação que os filmes do Ferrara passam a ter com o tempo. Acho que depois de Bad Lieutenant ela se torna mais intensa e passam a dar uma nova cara ao diretor, seria uma nova fase ou um amadurecimento ou uma vontade de nova de experimentar depois de tomar uns acidos ou adentrar o mundo humilde aonde o video seria o futuro, seila, é o que me parece. Contudo da pra ver que o marcas do velho Ferrara ainda estão presentes, por exemplo, a religião me parece ser a maior de todas. De qualquer jeito não vi nada do Ferrara depois de New Rose Hotel, mas me parece que o cara talvez tenha, sei lá, tomando novamente uma linha mais linear para construir seus filme, só vendo mesmo pra eu ter uma opinião.

No fim das contas não tenho muito para dizer sobre o que vi no filme, é algo meio dificil de comentar e acho que a comparação com Vertigo já da uma boa ideia do que vem por ae.
É top 5 Ferrara.








































Um comentário:

Caio disse...

Em falta com essa maravilha :B
Mas se é top 5 do Ferrara, deve ser top 20 da década passada.