3.5.09

Fear and Loathing in Las Vegas - Terry Gilliam



Enquanto eu lia Medo e Delírio em Las Vegas surgiu uma puta vontade de ver a adaptação feita pelo Terry Gilliam, com o Johnny Depp como Hunter S. Thompson.
Bom, todos nós cinéfilos sabemos que é heresia comparar livro com o filme, mas é inevitável nós não comparamos as coisas em algum momento. Logo a gente acaba criando um pequeno [ou um gigantesco, haha] desprezo do filme porque não correspondeu as nossas expectativas e...Assim que terminei o livro [que é obra-prima], no dia seguinte eu assisti o filme e... GRAÇAS A DEUS, EU ACHEI ELE FODA DEMAIS.



















Os principais motivos pra eu ter gostado tanto da adaptação foram o que eu posso chamar de meus vícios cinematográficos, sendo eles:
* pirotecnias com a câmera .
* boa edição.
* uso carregado de cores.
* uso constante de músicas, boas músicas.
Infelizmente isso me chama muito mais atenção do que as outras qualidades de um filme, realmente uma pena, mas eu ando tentando acabar com essa mania. Dessa vez foi diferente, além de ter tudo isso ae, tinha duas atuações monstras no filme. A de Depp nem se fala, basta olhar as entrevistas do Thompson no youtube e ver o jeito que ele atua no filme, porque fora o trabalho de voz e gestos, Depp ficou bem parecido fisicamente com ele. A do Del Toro é sensacional, passou tudo o que Thompson narrou sobre seu advogado no livro, e merece ser mais lembrada quando o filme surgir em alguma discussão.
Sobre a direção do Gilliam, só posso dizer que me impressionou, ele passou quase perfeitamente o livro para a tela, fazendo 2hs de filme passarem rápidas e no fim deixando um gosto de quero mais, igualmente o livro. Não comentarei mais sobre ele, pois não sou chegado no A Vida de Brian, talvez seja porque é do Monty Python que eu não gosto, mas vou dar um chance ao cara, vou alugar Brazil.

Fora tudo isso, o roteiro do filme se mantém bem fiel ao livro, claro, foram necessários umas mudanças, como corte de algumas passagens do livro e uns detalhes simples que por incrível que pareça não fizeram tanta diferença, apenas um estranhamento inicial, mas ok. Filmaço.
ps: tou pra comprar The Rum Diary do Thompson também, que também estão adaptando pra ser lançado ano que vem e novamente Depp encarnará o autor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu que te indiquei tudo isso, né? Então nem preciso comentar algo, só que você deve desistir de ser escritor.

kevinvem disse...

hahahahahahahahahahah
fdp

Just Daniel disse...

"* pirotecnias com a câmera .
* boa edição.
* uso carregado de cores.
* uso constante de músicas, boas músicas. "

Eu tb adoro tudo isso DESDE QUE seja usado corretamente em função da narrativa na história. Que é onde Medo e Delírio acerta em cheio em todos os sentidos.

E cada vez mais creio ser a melhor atuação do Depp da história. Talvez mais que Edward Mãos de Tesoura e Ed Wood.