23.4.09

Four Flies on Grey Velvet - Dario Argento


Tá na hora eu deu falar de um filme do cara que eu considero o meu maior ídolo, Dario Argento. Nada melhor do que descrever um pouco minha experiência de rever um filme do mestre, que quando visto pelo primeira vez, não conseguiu tanto a minha admiração como conseguiu nessa revisão. Um dos problemas foram o estado deploravel do release (imagem ruim pra caralho e som pior ainda, ainda havia a falta de legenda pro audio em italiano), então, prejudicou bastante, mas também eu deixer de dar a atenção exata ao filme.

Agora na revisão, PQP, que coisa genial o Argento fez em Four Flies on Grey Velvet [ 1971]. Fácil, facil, é o melhor da conhecida Trilogia dos Animas [ The Bird with the Crystal Plumage, The Cat O'Nine Tails e este], e o porque, está logo abaixo:





















O filme também marca uma fase de transição de Argento, a uma nova atmosfera que estará presente em seus próximos filmes, Profondo Rosso, Suspiria, Inferno e Tenebrae, depois disso, ele entrará em uma nova fase de sua carreira, mas isso é assunto pra outros e muitos outros posts. Nessa transição, fica claro que o roteiro começa a passar para o segundo plano, para dar lugar a valorização maxima da imagem, e que está disposto a criar um filmes diferentes de tudo o que se havia no terror italiano até então, não é por menos que Four Flies on Grey Velvet foi o que menos arrecadou dinheiro dos filmes da trilogia.
Vale ressaltar a colaboração de Morricone/Argento, que depois desse filme foi terminada por motivos divergências de opiniões, mas eles voltaram a trabalhar juntos em 96. A trilha pra mim é a melhor da trilogia, e concordo com umas palavras do Argento, aonde ele diz que a música de Morricone representa perfeitamente o medo de uma vítima. Logo, menos que sensacional não poderia ser, hahahahahahah.
ps: Uma curiosidade é que até esse ano Argento lutava pelo direito de ter seu filme de volta, este ficou sem ser exibido desde que foi lançado nos cinemas, um periodo de mais de 35 anos. Porém, esse ano Dario ganhou o processo e o filme foi restaurado e lançado em dvd.

4 comentários:

Ronald Perrone disse...

Já estou baixando essa maravilha! Só pelos screens me deixou animado!

Daniel Dalpizzolo disse...

gosto desse não...

Daniel Dalpizzolo disse...

mas o acidente e a cena da facada são op.

Anônimo disse...

Vergonha alheia foi seu poema da buça, hein. E o Argento é fodão mesmo, cara.