23.9.08

Alien é o caralho, o negócio é...





Mario Bava, esse cara foi foda.
Pode-se dizer que foi quem criou/iniciou o tão famoso e genial, Terror Italiano.Em breve vou postar algo mais detalhado sobre bava e o cinema italiano de terror, hoje eu vou me resumir a um filme do Mestre: Terrore Nello Spazio.

O filme é de 65 e os orçamentos que passaram pela mão do Mario nunca foram to grandes. Logo, os efeitos especiais não foram os melhores, embora tenham sido feitos com boa vontade, digo isso por causa das cenas do espaço, naves decolando e pousando, porque o resto, PQP! Os cenarios idealizados por Bava, principalmente os do planeta em que se passa a trama, são coisas de gênio. O uso das cores fortes e da nevoa combinados com formas estranhas e umas mixagens de som bizarros, dão ao filme uma atmosfera estranha e psicodelica. O elenco embora limitado, faz seu papel e é uma das coisas que menos importam quando o assunto Bava.




A referência que eu fiz no titulo do post em relação ao oitavo passageiro, é obvia para quem viu ambos os filmes. A historia e a atmosfera de Alien são bem parecidas com a de Terrore Nello Spazio, embora eu ache as de Terrore... superior e mais trabalhadas, até mesmo por causa das épocas e condições dos filmes e também não tem nem como expressar a superioridade do Bava ao Ridley Scott ( que se saiu bem fazendo Alien).

De qlq forma fica claro que Terrore Nello Spazio é um filme subestimado tanto no cinema como um todo, e também na filmografia do próprio Bava, que fez inumeras obras-primas.


Ae pra quem quiser baixar o filme: http://www.mininova.org/tor/1694681






5 comentários:

Anônimo disse...

Pra começar, Pai do Terror Italiano é Riccardo Freda.

Equipe disse...

Rafael teu babaca, Bava também dirigiu Il Vampiri.

Lopes disse...

Não fui eu não, malandro.
Juro pela buceta da Asia.

Equipe disse...

Jura pelo seu dvd da Criterion de Two Lane Blacktop e por Heaven's Gate.

Lopes disse...

Juro pelo MEU DVD TWO-LANE DUPLO CRITERION e por Heaven's Gate.