tag:blogger.com,1999:blog-455946411045984804.post6080404952716827596..comments2023-11-02T07:26:23.566-07:00Comments on ENQUANTO EU NÃO COÇO O SACO: Velha, conhecida e romântica históriaUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-455946411045984804.post-54293162589140340672012-11-23T10:02:13.852-08:002012-11-23T10:02:13.852-08:00Os olhos marejados, perdidos na projeção física da...Os olhos marejados, perdidos na projeção física da impotência e da insensibilidade mascaradas de compreensão aguda do "papel" do materialismo histórico.<br /><br />É também o melhor filme de esquerda a fazer uma crítica POSITIVA da esquerda - todos os outros italianos (Bertolucci, Pasolini, Bellocchio) e o restante de franceses (Godard), brasileiros (Glauber, Saraceni, Hirszman) e americanos (Kramer, Hellman) que entraram na brincadeira perderam de relho do Sollima.bruno andradehttps://www.blogger.com/profile/01095044358084108887noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-455946411045984804.post-74831078954451762362012-11-23T09:54:34.866-08:002012-11-23T09:54:34.866-08:00No começo GMV parece uma escultura de mausoléu - p...No começo GMV parece uma escultura de mausoléu - pálido, bloco maciço de movimentos duros, postura rígida e retilínea digna de uma escultura, ou mais especificamente da classe a que ele pertence com desgosto. Um morto-vivo.<br /><br />Aqui, na morte, pela morte, ele sua, se desequilibra, ofega, gesticula em passos definitivos, sofre enquanto o vento da mudança bate no seu rosto, bagunça os seus cabelos, encara com perplexidade mais uma das grandes reviravoltas que a História dá em forma de enigma. Na morte, a vida.<br /><br />E depois falam, aqui no Brasil com um gosto que beira o obsceno, que a <i>mise en scène</i> é um delírio de diletantes cinefílicos. Ah, se ao menos vissem filmes, e os filmes em que esse "delírio" toma e ganha sopro sob a forma mais assertiva e incontestável - a da convicção.bruno andradehttps://www.blogger.com/profile/01095044358084108887noreply@blogger.com